relogio

domingo, 30 de setembro de 2012

EWB 5.12 - ELETRONIC WORK BENCH - Simulador de Circuito Eletrônico


    O EWB é um simulador eletrônico, que permite construir e simular circuitos eletrônicos dentro da área analógica e digital, sendo de grande utilidade para os estudantes de eletrônica.

    Possui uma interface de fácil acesso e compreensão, substituindo com muitas vantagens as experiências em laboratórios convencionais, uma vez que, não existe o risco de danificar equipamentos destinados aos ensaios e medidas de circuitos ou componentes.

    O programa esta em português, completo e gratuito.

Manual em Português
EWB 5.12 PT

Apos baixar o programa, descompacte (clicando com o botão direito sobre o arquivo selecionando (EXTRAIR AQUI), apos isso abra a pasta # EWB 5.12 Portugues - completo #, então click no ícone  azul com a bolinha vermelha com o nome EWB







Como se fazer uma emenda de fios

Essa é para nosso amigo de turma Marcelo.
Deem uma olhada e aprenda a fazer uma emenda correta!!!


Simbologias para circuitos elétricos e eletrônicos


Estou disponibilizando estas simbologias para que seja possível elaborar seus respectivos projetos com diagramas contendo simbologias corretas e nos padrões da NBR,

Sabemos que é extremamente importante ao desenvolver um diagrama, fazer uso de simbologias cabíveis e principalmente atualizadas, por isto estou disponibilizando 22 páginas contendo simbologias diversas.


Caso queira salvar algumas fotos. Clique com o botão direito encima da foto e selecione "salvar imagem como..." (após clicar com o botão esquerdo para abrir) 








Como montar um transformador monofásico


Que tal montar seu próprio transformador monofásico?

Bom! É essa nossa ideia com este post, “Construir um transformador Monofásico”. Então vamos começar entendendo o que é o transformador monofásico:

Princípios básicos

Antes de iniciarmos a construção do transformador devemos pontuar alguma premissas básicas, veja abaixo:
    1. Qual a tensão de alimentação que o transformador irá receber em seu enrolamento primário?
    2. Qual a tensão que será fornecida pelo transformador em seu enrolamento secundário?
    3. Qual a potência máxima dissipada pelo transformador?

A partir da identificação destes pontos começamos a estruturar o projeto. Usaremos como exemplo então a seguinte necessidade:
    • Tensão do enrolamento primário: 127V
    • Tensão do enrolamento secundário: 24V
    • Potência máxima dissipada: 250VA

 Dimensionamento do transformador

Com o auxilio do software “Dimensionamento de Transformador” obtemos as dimensões do núcleo e dimensões dos condutores a serem utilizados.

Assista a vídeo aula para saber como utilizar o software:



Clique aqui para baixar o programa

Apos baixar o programa, descompacte (clicando com o botão direito sobre o arquivo e selecionando (EXTRAIR AQUI), apos isso abra a pasta CalTransf e de dois clicks em Calculo Transformador


Material necessário para a montagem:

  1. fio magnético esmaltado

    Este tipo de fio é aplicado em enrolamento de motores, bobinamento de transformadores entre outros. Possui um revestimento de verniz que garante a isolação do condutor e a capacidade de suportar temperaturas elevadas cerca de 200°C (A Temperatura suportada varia em função do tipo: HS – Camada Simples ou HD – Dupla Camada), possui capacidade de resistir a umidade e proporciona ao condutor resistência a produtos abrasivos, características dielétricas e choque térmico. Este tipo de condutor pode se apresentar em formato redondo, quadrado ou retangular para diferentes aplicações e potências.
  2. Lâmina de ferro silício para o núcleo

    Construído de material ferromagnético, o núcleo do transformador  é construído por lâminas/chapas de ferro silício. Cada uma das lâminas são isoladas com uma espécie de verniz, este verniz vai evitar o contato elétrico entre as placas prevenindo o transformador de  perdas por Histerese e Foucault. Diferentes modelos de núcleos podem ser encontrados, em nosso exemplo trabalharemos com o núcleo do tipo E+I que tradicionalmente é o mais utilizado em transformadores monofásicos de baixa potência.
  3. Papel isolante parafinado

    Como sabemos o transformador, no mínimo, possuirá dois enrolamentos, o primário e o secundário, podendo ainda existir transformadores com múltiplos enrolamentos secundários para diferentes tensões de saída. É fato que estes enrolamentos distintos não poderão, de forma alguma, entrar em contato elétrico uns com os outros (mais precisamente: curto-circuito), para evitar isto fazemos uso de um papel especial que realiza a isolação das bobinas, este papel é o papel parafinado. Este papel recebe um banho de parafina para auxiliar na eliminação da umidade causadora de baixa isolação do transformador.
  4. Termocontrátil

    É muito importante garantir uma excelente isolação nos terminais que serão disponibilizados no transformador, uma boa maneira de realizar a isolação é fazer uso do termocontrátil nestas conexões. Todas as conexões ente o fio magnético esmaltado e os cabos que serão os terminais dos enrolamentos devem, sem exceção, ser devidamente soldados para um melhor desempenho, ou seja, com os terminais soldados teremos uma melhor resistência mecânica e também a eliminação do aquecimento por mal contato. Além de garantir o isolamento ideal para o transformador, o termocontrátil dará a seu transformador um excelente acabamento agregando um valor estético perfeito.

 Montagem do transformador

Depois de obter as características técnicas de dimensões do fio esmaltado e núcleo para atender as tensões de trabalho e a potência nominal de nosso transformador, bem como conhecer cada um dos materiais a ser utilizados, iremos para a montagem do trafo monofásico, assista o vídeo abaixo e veja como deverá ser realizada a montagem prática:



O que é um Transformador Monofásico


Transformador Monofásico

O transformador pode ser considerado a máquina elétrica responsável por realizar a transformação da energia elétrica proporcionando a redução ou elevação da tensão elétrica alternada. Podemos observar a aplicação desta máquina elétrica em sistemas de redução da tensão em circuitos eletrônicos presente em diversos equipamentos, como por exemplo em eletrodomésticos onde a tensão deve ser rebaixada para níveis menores disponibilizando tensões de pequenas escalas utilizadas por este circuitos eletrônicos, é o caso de um carregador de celular que reduz a tensão de 127 ou 220V para uma tensão de 9V por exemplo.


Características construtivas

Um transformador monofásico simples pode ser dividido em três principais partes:
  • Enrolamento Primário
  • Enrolamento Secundário
  • Núcleo
O Enrolamento Primário simboliza o a bobina responsável por receber a tensão elétrica que será transformada no Enrolamento Secundário, estes dois enrolamentos, comumente chamados de bobinas, envolvem um material ferromagnético(o Núcleo). Observe a ilustração a seguir:

Simbologias utilizadas

Tradicionalmente, quando representados em diagramas elétricos, os transformadores possuem simbologias que expressam seus dois enrolamentos (primário e secundário) como pode-se observar na ilustração a seguir:Outras simbologias são apresentadas em diversas literaturas disponíveis, no entanto, as simbologias acima apresentadas são as mais usuais para transformadores monofásicos.

Características

Existem três tipos de transformadores a serem considerados, são eles:
  • Elevador
  • Rebaixador
  • Isolador

Transformador Elevador

O transformador Elevador irá realizar a elevação da tensão elétrica disponibilizada na entrada do transformador (enrolamento primário), isto se dá em função do enrolamento secundário possuir maior quantidade de espiras em relação ao primário, tornando a indução magnética maior no secundário e disponibilizando, respectivamente, uma maior tensão elétrica. Este tipo de transformado é utilizado em situações onde existe a necessidade de utilizar uma tensão 220V, então, a partir de um nível de tensão de 127V conseguimos uma outra de 220V.

Transformador Rebaixador

Este tipo de transformador realiza o rebaixamento da tensão elétrica presente no enrolamento primário do transformador, somente se torna possível este processo de transformação em função do transformador possuir um número de espiras inferior no enrolamento secundário , fazendo com que a indução magnética seja menor, causando respectivamente a redução da tensão elétrica. Podemos observar este tipo de transformador aplicado a circuitos eletrônicos como o transformador de uma fonte de computador que realiza a redução da tensão de 127V para 12V comumente usado no PC.

Transformador Isolador

O transformador isolador possui a característica de manter no secundário a tensão que recebe no enrolamento primário, ou seja, se uma tensão de 127V é adicionada ao primário do transformador isolador teremos em seu secundário os mesmos 127V. Tradicionalmente utilizado em circuitos eletrônicos, este tipo de transformador isola a tensão do secundário em relação ao primário proporcionando o isolamento físico entre os enrolamentos e, principalmente, a redução de ruídos no secundário.

Princípio de funcionamento

Baseado no princípio de indução eletromagnética, o transformador realiza a transformação da energia elétrica (mais precisamente a tensão elétrica) a partir de um fluxo magnético variável originado de uma corrente elétrica alternada. A tensão elétrica alternada inserida ao enrolamento primário do transformador irá gerar um fluxo magnético variável que será responsável por induzir no secundário uma tensão elétrica induzida de polaridade oposta. Veja abaixo uma breve apresentação ilustrando o campo magnético variável induzindo uma tensão elétrica no secundário do transformador:




Perdas no transformador

Como qualquer máquina elétrica, parte da potência gerada pelo transformador é consumida pelas perdas existente no próprio transformador, sendo assim, conhecendo as características da potência elétrica em corrente alternada podemos concluir que a potência elétrica total gerada pelo transformador é denominada Potência Aparente e a potência que se perde no funcionamento do treansformador é a Potência Reativa. Abaixo estão as principais perdas encontradas no funcionamento do transformador:
  • Perda por Histerese
  • Perda por Foucault
  • Perdas no Cobre