relogio

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Lei de Ohm

A lei de ohm é uma teoria que compreende os estudos realizados com a resistência elétrica determinando que a resistência é a razão da tensão sobre uma carga elétrica dividido pela corrente elétrica que está passando por ela.

A Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador Georg Simon Ohm, indica que a diferença de potencial (E) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica (I).

Georg Simon Ohm

Quando essa lei é verdadeira num determinado resistor, este denomina-se resistor ôhmico ou linear. A resistência de um dispositivo condutor é dada pela fómula:

 R = \frac {E} {I}
onde:
          E é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou ddp) medida em Volts
          R é a resistência elétrica do circuito medida em Ohms
          I é a intensidade da corrente elétrica medida em Ampères



Ohm


Essa teoria pode ser expressa pela fórmula da lei de Ohm da seguinte maneira: R= E/ I onde, R é resistência elétrica, E a tensão elétrica e I a corrente elétrica. Através dessa fórmula matemática podemos calcular a resistência elétrica de um circuito.
Podemos trabalhar matematicamente a fórmula para extrair os valores de outras grandezas como tensão elétrica E=R.I ou ainda a calcularmos a intensidade da corrente elétrica com a fórmula I= E/R. Dessa maneira podemos conseguir os valores para podermos dimensionar um circuito.
Se calcularmos os valores das grandezas da eletricidade podemos saber a intensidade da corrente elétrica de um circuito, então, podemos determinar o valor de um fusível de proteção, pode-se dimensionar um interruptor de acordo com os valores além de poder utilizar um condutor, que na maioria dos casos são fios de cobre, o mais dimensionado possível aos valores do circuito.
A potência elétrica também pode ser calculada através da fórmula P=E.I, pode-se trabalhar esta fórmula isolando E, e também o I.



--> Conhecendo-se duas das grandezas envolvidas na Lei de Ohm, é fácil calcular a terceira:

I = \frac {V} {R}                  R = \frac {V} {I}
A potência P, em Watts, dissipada num resistor, na presunção de que os sentidos da corrente e da tensão são aqueles assinalados na figura, é dada por
P = V \, I
Logo, a tensão ou a corrente podem ser calculadas a partir de uma potência conhecida:
I = \frac {P} {V}                 V = \frac {P} {I}
Outras relações, envolvendo resistência e potência, são obtidas por substituição algébrica:
P = I^2 \, R                 P = \frac {V^2} {R}
V = \sqrt {P \, R}                 I = \sqrt {\frac {P} {R} }

Nenhum comentário:

Postar um comentário